PRF REALIZA MOBILIZAÇÃO SOBRE O ÁLCOOL ZERO NO TRÂNSITO EM PERNAMBUCO
No dia 30 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero no Trânsito, uma iniciativa que busca chamar a atenção da sociedade sobre os riscos e consequências da mistura de bebida alcoólica e direção. Nessa data, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se une aos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e de Segurança Pública, para realizar um grande comando educativo e de fiscalização em Pernambuco.
A campanha irá reforçar o alerta sobre os efeitos do álcool na direção dos veículos, que prejudica a coordenação, o reflexo e a capacidade de reação do motorista, fazendo com que ele leve mais tempo para frear ao se deparar com qualquer obstáculo na via. Durante as abordagens, os agentes também irão repassar orientações sobre o perigo do uso do celular ao volante, que compromete a atenção e tem contribuído para a principal causa de sinistros no trânsito, a ausência de reação do condutor.
No ano de 2025, foram registrados 125 sinistros por embriaguez ao volante nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 118 pessoas feridas e 13 mortas. No ano de 2024, foram atendidos 154 sinistros, com 123 feridos e oito mortes.
A fiscalização no ano passado foi intensificada com a realização de mais de 167 mil testes do bafômetro, que resultaram em 1.592 autuações e 121 prisões de motoristas sob efeito de álcool. Em 2024, foram realizados151,9 mil testes com o equipamento, que contribuíram para emitir 1.707 autuações e deter 130 motoristas alcoolizados.
Carreta do Cinema
Este ano, as ações educativas irão ganhar um reforço importante. A Carreta do Cinema da PRF estará estacionada na unidade de Igarassu, no Km 29 da BR 101, e servirá para ampliar a mensagem de conscientização.
O veículo comporta até 48 pessoas por sessão e possui telão, poltronas e ar-condicionado. Enquanto os policiais realizam a fiscalização dos veículos, condutores e passageiros serão convidados a participar de uma sessão de curta duração com vídeos educativos sobre diversos temas, como alcoolemia, uso de equipamentos obrigatórios e excesso de velocidade.



COMENTÁRIOS